Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Variedades

Chico Brito fecha 4 anos de mandato no Conisud com Planejamento Regional

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 17/12/2014

ppa

GuegoOs 2 mil exemplares serão distribuídos a todas prefeituras, secretarias, funcionários, imprensa, autoridades, lideranças comunitárias, interessados e população em geral

Lançada a Revista do PPA Regional Participativo 2014 - 2017, publicação do Consórcio Intermunicipal da Região Sudoeste da Grande São Paulo (Conisud) que apresenta o Plano Plurianual Territorial. O evento ocorreu na terça-feira (16/12), durante cerimônia realizada no Parque Francisco Rizzo que reuniu autoridades e grande público.

“Os problemas são sofridos individualmente, mas as soluções são efetuadas coletivamente”, declarou, o presidente do Conisud, o prefeito Chico Brito, que conclui em janeiro de 2015 o seu 2º mandato, estando à frente do consórcio durante quatro anos no total.

“Houve disposição de todos na construção do PPA, pois sabemos das complexidades de cada tema e de como é difícil articular ao mesmo tempo com tantas secretarias das prefeituras envolvidas”, completou.

A revista é o resultado de um elaborado trabalho em coletivo, que reuniu prefeitos e vice-prefeitos e as nove Câmaras Técnicas do Conisud, compostas por assessores, técnicos e servidores públicos das oito cidades integrantes do consórcio (Embu das Artes, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço da Serra, Juquitiba, Taboão da Serra, Cotia e Vargem Grande Paulista), além da contribuição popular dessas cidades.

Em suas páginas, registram-se, entre outros tópicos, o diagnóstico e a metolodogia aplicada na formação do PPA, a fala do presidente e dos prefeitos e os quatro grandes temas estudados, sob os quais se desenvolveram planos e ações para várias áreas. São eles: Políticas Sociais (áreas: saúde, educação, esporte, cultura, assistência social e segurança), Políticas de Infraestrutura (áreas: mobilidade urbana, habitação e saneamento básico) e Desenvolvimento Produtivo e Ambiental (áreas: meio ambiente e agricultura e turismo) e Território e Gestão.

Os 2 mil exemplares serão distribuídos a todas prefeituras, secretarias, funcionários, imprensa, autoridades, lideranças comunitárias, interessados e população em geral, no intuito de se interarem a respeito do planejamento estratégico foi criado para a região. A revista também estará disponível no site da entidade: www.conisud.sp.gov.br.

Na abertura, o secretário executivo do Conisud, Paulo Oliveira, explicou o processo de planejamento do PPA, desde a assinatura do termo de compromisso entre Conisud e Ministério do Planejamento, as reuniões com as Câmaras Técnicas, responsáveis pela elaboração de projetos em nove áreas prioritárias, a parceria com o Ministério para capacitação de seus membros por meio de oficinas, as diversas audiências públicas (Unifesp, EMTU e PPA) e a interação com o Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo.

Chico Brito apontou a cultura política da coletividade em detrimento de posturas individualistas: “ A Esther (Bemerguy), por determinação do Governo Federal, tem rodado o Brasil para discutir soluções coletivas e adequadas às realidades locais”.

E continuou: “O PPA tem que ser uma bússola para o Gestor! É um documento de planejamento para nos prepararmos para os desafios”, completou o prefeito, referindo-se ao risco de investimentos públicos se tornarem equivocados e inócuos sem a perspectiva do olhar regional.

“Vamos lutar por um sudoeste justo, humano e igualitário, pois o trabalho começa agora”, concluiu.

A secretária de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Esther Bemerguy de Albuquerque, presente ao encontro, citou o diálogo na formação do plano e afirmou que já existem 28 consórcios em discussão para o PPA Federal, que abrangem mais de 10% da população brasileira ( cerca de 28 milhões de habitantes).

“Para o Governo Federal é muito difícil saber de todas as demandas se não houver essa tarefa do PPA Regional, para considerarmos as diversidades regionais e realidades distintas. Por isso, precisamos ouvir a todos.”, disse Esther.

A secretária defendeu o desenvolvimento com equidade social e com a mesma intensidade em todas as regiões. Ela ainda alertou para que a comunidade fique atenta na elaboração dos PPAs Estadual e Federal em 2015, que deverão estabelecer os projetos regionais prioritários.

Presentes

Autoridades: prefeitos Amarildo Gonçalves “Chuvisco” (Itapecerica da Serra), Fernando Seme Amed (São Lourenço da Serra), José Marcondes (secretário Meio Ambiente de Embu-Guaçu), Silvio Pereira (secretário de Transportes de Cotia), Paulo Moisés (secretário Meio Ambiente de São Lourenço), José Rodrigues Oliveira (secretária executiva da Consórcio Intermunicipal da Região Oeste Metropolitana - Cioeste), Pedro Sodré Júnior (Controladoria Interna de Juquitiba) e Comandante Moraes (GCM de Vargem Grande) e todos secretários municipais de Embu das Artes.

Vereadores: Doda Pinheiro (presidente),  Gilson Oliveira, Clidão do Táxi, Edvânio Mendes, João Leite, Jefferson do Caminhão, Rosana Almeida e Jabá do Depósito. Vereador Cícero Costa (Itapecerica da Serra) e Padre Sebastião (Paróquia N. S. Senhora do Rosário).

Artistas: Alunos da Escola de Música e Corpo de Baile de Embu das Artes e a Camerata de Violões de Itapecerica da Serra.

 

19/11/2017

Famílias do Pirajuçara aderem ao Programa Criança Feliz

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra segue com a divulgação e...

19/11/2017

Câmara Municipal entrega medalha Zumbi dos Palmares no próximo dia 25

No próximo dia 25, às 18h30, a Câmara Municipal de Taboão da Serra entrega para 26 homenageados...

19/11/2017

Câmara Municipal autoriza a prefeitura a não ajuizar ações de cobrança

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram por unanimidade na última terça-feira, 14, o projeto...

19/11/2017

Câmara Municipal realiza audiência pública para prestação de contas TaboãoPrev

A Autarquia Previdenciária do Município de Taboão da Serra irá prestar contas na próxima...

17/11/2017

Representado pelo paulista André Akkari, Poker segue crescendo no Brasil

Um dos esportes mentais mais populares do planeta, o poker cresceu muito de popularidade nas...

17/11/2017

Começa a segunda etapa de pagamento do PIS-Pasep a idosos

Os aposentados com valores nas contas do PIS-Pasep na Caixa e no Banco do Brasil (BB) podem...

17/11/2017

No Brasil, falta trabalho adequado para 26,8 milhões de pessoas, diz IBGE

A taxa de subutilização da força de trabalho no país ficou praticamente estável no terceiro...

15/11/2017

Shows de sertanejo comemoram 30 anos do programa Coração Brasil

Nesse feriado de 15 de novembro (quarta-feira), das15h às 19h, tem show sertanejo gratuito com...

15/11/2017

Contagem regressiva para o Embu Summer Fest

20/11/2017

Taboão terá caminhada pela paz e contra violência às mulheres dia 25 de novembro

O lançamento de uma ampla mobilização para uma caminhada histórica pelo fim da violência contra...

20/11/2017

Consciência não tem cor, mas a minha é negra e me ensinou desde cedo a lutar

Consciência não tem cor. Mas, a verdade é que se você ainda não tomou consciência de que a vida...

19/11/2017

Famílias do Pirajuçara aderem ao Programa Criança Feliz

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania de Taboão da Serra segue com a divulgação e...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.