IBGE fará censo em Embu a partir de 1º de agosto

Por Prefeitura da Estância Turística de Embu das Artes | 19/07/2010

Foi iniciado, em 19/7, na Escola Municipal Valdelice A. Medeiros Prass, no Parque Pirajuçara, o treinamento de 209 recenseadores para a realização do censo 2010 em Embu das Artes. No dia 24/7 será feita a classificação dos recenseadores que serão contratados no dia 26/7, para início dos trabalhos no dia 1º/8. As informações de famílias e cidadãos colhidas pelos recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) continuam como sempre sigilosas, mas a forma de catalogá-las passou por mudanças que aceleram o trabalho e ocupam menos tempo dos entrevistados.

A planilha de papel usada antes foi trocada por um computador de mão. Para o Governo de Embu das Artes o levantamento do IBGE, feito a cada 10 anos, é oportuno porque permitirá uma avaliação mais ampla dos moradores e suas necessidades. Isso inclui, por exemplo, os jovens que vão ocupar o campus da Universidade Federal (Unifesp) no Parque da Várzea do Rio Embu-Mirim, cujo primeiro prédio para 1.200 alunos deverá ser inaugurado em 2011.

No dia 29/7, quinta-feira, às 19 horas, na E.M. Valdelice Prass (rua Joçaba, 40, Pq. Pirajuçara) o prefeito de Embu das Artes, Chico Brito,  o chefe da unidade estadual do IBGE de São Paulo, Francisco Garrido Barcia, e a coordenadora de subárea Embu, Michele Cristiane Yoshida, transmitirão a toda a população os procedimentos do IBGE para o censo demográfico e apresentarão a equipe que realizará esse trabalho, com uniformes e crachás.

Para esse encontro o Governo da Cidade de Embu das Artes convida os Agentes de Participação Cidadã (APCs), do Orçamento Participativo (OP), líderes de entidades, representantes dos 13 Conselhos Municipais (CMI, CMC, Comam, Fundeb, CMDCA, CMS, CME, CMAS, Consea, CAE, CMO, APA, Comtur), de Organizações não Governamentais (ONGs), de entidades e de condomínios, além de empresários e do público em geral. O censo 2010 será realizado na cidade nos meses de agosto, setembro e outubro. A presença de todos é muito importante para a aferição do censo, feita a cada década e que fornece dados indispensáveis à administração da cidade.

Texto: Elke Lopes Muniz

Comentários