Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Meio Ambiente

Técnicos apresentam o diagnóstico sócio ambiental da APA na reunião publica em Embu

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 10/12/2014

meio_ambiente

Adriana MonteiroReunião Pública com a participação população foi realizada nesta terça-feira, 09

A Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, realizou nesta terça-feira, dia 09, a reunião pública do Planejamento do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental - APA Embu Verde. O encontro realizado no Parque do Lago Francisco Rizzo, teve como objetivo apresentar o diagnostico sócio ambiental da APA e dessa forma dar continuidade no plano de manejo. 

O Plano de Manejo é responsável pela regulação do uso e ocupação do solo da área da APA Embu Verde, visando o uso sustentável e evitando a degradação de áreas de interesse ambiental pela urbanização. 

Quatro técnicos foram responsáveis por apresentar para população presente na reunião publica, os estudos realizados na região e as possíveis conclusões iniciais. A mediadora relembrou a 1ª Oficina de Integração, realizada em maio, que teve como pilar promover a integração da comunidade social, além de esclarecer sobre a APA e o processo de elaboração do plano de manejo. Diante das informações da comunidade obtidas nesta oficina foi possível fazer um levantamento de aspectos da APA, que foram apresentados na noite desta terça-feira. 

O grupo de técnicos de Curitiba, da Ferma Engenharia, empresa que faz a elaboração dos trabalhos, mostraram aos presentes os aspectos físicos, biológicos e vegetais (características da região), trazendo para opinião pública as deficiências da região e demonstrando as potencialidades. Os técnicos destacaram a necessidade da criação da APA, uma vez que Embu das Artes tem especies em extinção. As próximas etapas é realizar uma contabilização de especies de forma precisa e dessa forma ter uma base de estudos para analisar o que pode ser feito com exatidão. 

APA Embu Verde

Criada por meio da Lei Complementar 108/2008, a Unidade de Conservação Ambiental Municipal de Uso Sustentável - Área de Proteção Ambiental - APA Embu Verde, ocupa uma área de 15,7 km² do município, em uma região que abriga importantes fragmentos da Mata Atlântica, com grande biodiversidade e com a presença de animais ameaçados de extinção, dentro da Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo.

A APA Embu Verde é responsável pela ordenação do crescimento da cidade e pela preservação de recursos como água, ar, florestas e animais, garantindo uma cidade menos poluída e mais agradável. O gerenciamento da APA é realizado pelo Conselho Gestor, eleito a cada dois anos, composto por representantes do poder público e da sociedade civil, garantindo a participação da comunidade nas decisões políticas e o crescimento sustentável da cidade.

Com informações Rita de Biaggio - Comunicação Prefeitura de Embu


Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.