Saúde promove Campanha Gratuita de Castração de Cães e Gatos Fêmeas em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 5/12/2014

A Autarquia Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), dá início ao Programa de Identificação e Controle da População de Cães e Gatos. A ação é resultado de um convênio celebrado entre a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e a Prefeitura de Itapecerica da Serra e visa promover a castração de 720 caninos fêmeas e 240 felinos fêmeas, com identificação dos animais por microchip. O objetivo é reduzir a população de animais errantes e evitar a proliferação de doenças às quais esses animais ficam sujeitos.

O lançamento do programa aconteceu na manhã desta terça feira (02), no Ginásio Poliesportivo João Galera, Parque Paraiso, e contou com a presença do Superintendente de Saúde, José de Moraes e dos vereadores Hércules da Farmácia, Gerson Lazarin, Fabinho Gêmeose Edcarlos Sangue Bom.

“Com essa ação, o município de Itapecerica da Serra, que conta atualmente conta com uma população de cães e gatos estimada em 30 mil animais, terá condições de cobrar a posse responsável, evitando o aumento do número de animais errantes e promovendo a conscientização da população sobre o cuidado que cada dono deve ter com seu animal”, alega o Superintendente de Saúde. 

A Castração, além de coibir crias indesejadas, também diminui a probabilidade de doenças infecto contagiosas. Já a identificação possibilita a devolução dos animais perdidos ou abandonados ao seu dono, diminuindo o risco de transmissão de doenças.

A ação será itinerante, para atender todas as regiões da cidade. Para participar, é necessário realizar previamente a inscrição do animal nos plantões realizados bairro a bairro pela equipe da Zoonoses. Informações podem ser adquiridas pelo telefone 4147-1664.

Comentários