Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Eleitores têm até o dia 4 de dezembro para justificar ausência no 1º turno

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 25/11/2014

justificativa_09

Divulgação - GoogleO prazo para o eleitor justificar sua falta no segundo turno termina em 26 de dezembro de 2014

Para os eleitores que não foram as urnas nas eleições deste ano, deverão justificar ausência até o dia 4 de dezembro para ficar em dia com a Justiça Eleitoral. O processo para justificativa é simples, basta o eleitor preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral e entregá-lo em um dos locais destinados ao recebimento.

O prazo para o eleitor justificar sua falta no segundo turno termina em 26 de dezembro de 2014. Para o eleitor que deixou de votar e justificar no primeiro turno, o prazo é mais curto: 4 de dezembro de 2014.

A justificativa é válida somente para o turno em que o eleitor não compareceu. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar sua ausência para cada turno, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos para cada um deles. O formulário pode ser obtido em qualquer cartório eleitoral, nos postos de atendimento ao eleitor, no site do TSE e no site dos tribunais regionais eleitorais. Veja o endereço dos cartórios eleitorais em todo o Brasil.

Vale lembrar que o voto é obrigatório, desta forma quem não votou e não justificou ausência no pleito, até regularizar a situação eleitoral, não poderá obter passaporte ou carteira de identidade; participar de concursos públicos; e obter empréstimos em estabelecimentos mantidos pelo governo.

Quem não votar em três eleições consecutivas - considerando cada turno uma eleição e não justificar sua ausência terá sua inscrição eleitoral cancelada.

Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.