Plano Municipal de Redução de Riscos é apresentado durante Audiência no Valo Velho

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 21/11/2014

O bairro do Valo Velho recebeu, no último dia 13 de novembro, uma Audiência Pública organizada pela Prefeitura de Itapecerica da Serra com a finalidade de apresentar para a população a revisão do Plano Municipal de Redução de Risco.

A Defesa Civil, parte fundamental do projeto, apresentou também o Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC); ferramenta que define ações e agentes que serão acionados para fazer a gestão de riscos e operacionalizar o atendimento de possíveis vítimas. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Maurício Rocha, o plano é importante “para definir funções e responsabilidades e o momento de acionamento de cada agente durante a gestão de uma situação de risco, baseado em critérios técnicos que irão definir cada fase e ações a serem efetuadas para que não ocorra desperdícios e falta de eficiência, como ocorria antes da criação do Plano”.

Já o Plano Municipal de Redução de Riscos, desenvolvido pela Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Urbano com auxílio de outros setores, mira primeiramente o mapeamento e diagnóstico dos setores de risco. “Após o conhecimento de cada setor, são feitas as propostas de intervenções específicas para cada caso no município”, explica o prefeito Chuvisco. 

Estiveram presentes na audiência a secretária de Governo, Ciência e Tecnologia, Leonor Lopes, o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Rodrigo Moreira, o assessor de gabinete do prefeito Chuvisco, Francisco de Assis Goes (Tinho), e o coordenador da Defesa Civil, Maurício Rocha.

A Prefeitura de Itapecerica da Serra realizará ainda Audiência Pública na Câmara Municipal (Largo da Matriz, 147) no próximo dia 27 de novembro, às 19h.

Comentários