Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Transporte e Trânsito

Sem cobrador em seus coletivos viação de Taboão da Serra oferece risco aos passageiros

Por Anderson Dias | 20/11/2014

cat2

Anderson DiasUsuários do transporte público municipal em Taboão da Serra chegaram a se mobilizar por meio da internet

O transporte municipal de Taboão da Serra, há vários anos deixou de ter cobradores em seus coletivos, e os motoristas passaram a desempenhar duas funções, dirigir, receber a passagem e passar o troco ao mesmo tempo, o que pode atrapalhar a atenção dos profissionais, e oferecer riscos aos passageiros. Esse caso já foi bastante criticado por toda a população da cidade, mas nenhuma medida foi tomada até então.

Há exatos 2 anos atrás, o Ministério Público (MP) de Taboão da Serra foi convidado a se posicionar sobre a ausência do cobrador nos ônibus circulares da Viação Pirajuçara. O assunto foi debatido com frequência em 2012, na Câmara Municipal da cidade pelo vereador José Aparecido Alves, o Cido (DEM), autor do ofício que pede o posicionamento do MP sobre o tema. Ele pretendia que o órgão exigisse a contratação de cobrador para atuar nas linhas circulares. “É um absurdo que essa função tenha sido extinta em Taboão, o cobrador tem um papel de importância nos ônibus”, disse Cicero Lima, morador do centro do Taboão.

Usuários do transporte público municipal em Taboão da Serra chegaram a se mobilizar por meio da internet, pedindo a contratação de cobradores para atuar nas linhas circulares do município. Uma petição virtual ansiava coletar o maior número possível, de assinaturas para trazer de volta aos coletivos, os cobradores, que há tempos deixaram de atuar em veículos da viação Pirajuçara/Fervima. “Não concordo com a falta de cobradores, as vezes as filas ficam enorme em dias de chuva, por conta da barreira que se forma na entrada dos ônibus”, disse Jéssica Alves, moradora do Parque Pinheiros.

Na ocasião a justificativa apresentada aos promotores, o vereador Cido citava a lei 2.014/2010, que determina o recuo da catraca dos ônibus circulares da cidade para a parte traseira do veículo. A medida obrigaria a contratação do cobrador, mas não chegou a entrar em vigor porque, a prefeitura ingressou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) alegando vício de iniciativa. “Sem o cobrador tudo fica mais devagar, o coitado do motorista é obrigado a fazer dois papeis”, disse Álvaro Brassan, morador do Intercap.

Diversos usuários do transporte público ouvidos pela reportagem do Jornal na Net disseram ser favoráveis à contratação de cobrador para atuar nas linhas circulares, pois temem que com a dupla função dos motoristas acidentes possam acontecer. “Eu gostaria muito que os ônibus voltassem a ter cobrador, com eles a viagem é agilizada e os motoristas deixaria de oferecer perigo a ele mesmo”, disse Paula Gomes, moradora do Jardim América.


Edson Gil

Este transporte coletivo do taboao viação previna e muito ruim ónibus velhos alguns motoristas mau treinados nao respeitam passageiros, carregam pessoas na boleia,ónibus demora intervalo quando vem chaga de 2 ate 3 do mesmo e muita incompetência por milímetro corrido porque será que o secretario não vê?

Aldo Martins

Isso é um absurdo, um municipio q vem crescendo e aumentando sua populacao, o trabalhador ainda tem que se deparar com uma fila desnecessaria pra entrar no onibus apenas pelo o fato de nao ter cobrador. isso atraza a viagem e ainda oferece risco pro motista.

Glaucio de Oliveira

Se tivesse Bilhete único que o Prefeito atual prometeu na ultima campanha diminuía o motorista ter que cobrar.Teria que ter pontos de recarga dos bilhetes como em SP e ter alguma vantagem em te-los .Outra medida que ajudaria é a catraca fazer os dois movimentos de entrada e saída para os idosos e quem tivesse dificuldades como acontece no município de Praia Grande e na linha que vai pro Tiete.Também defendo a volta do cobrador,a linha 347 Circular da mesma empresa,com itinerário maior tem cobrador e é mais barata que a municipal,R$ 2,90.Aliás tem que ficar de olho que a Pirajuçara quer tirar os cobradores do intermunicipal,já ouvi comentários dos funcionários e tem onibus intermunicipal com a gaveta do cobrador em cima do motor como 0 onibus 11648 e o 11746.Gostaria que a reportagem ouvisse a Prefeitura e o M P sober o assunto e parabéns pela matéria

11/08/2017

Prefeitura de Embu busca parceria com o DETRAN – SP

Com o objetivo de melhorar as questões administrativas no município de Embu, que envolvem tanto...

09/08/2017

Com obras de retorno, Jardim Pirajuçara vai ganhar fluidez no trânsito

A prefeitura de Taboão da Serra dá continuidade à série de obras para melhoria do trânsito,...

08/08/2017

Indicação de condutor infrator pode ser feita pelo site do Detran.SP

Quem recebeu multa do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP) por uma...

08/08/2017

Motociclista de Taboão morreu e teve perna arrancada em grave acidente

Mais um morador de Taboão da Serra morreu vítima de um grave acidente de trânsito. Na tarde...

07/08/2017

Tragédia: 3 pessoas morreram e 2 ficaram feridas em acidente perto da Régis

Um grave acidente de carro deixou três pessoas mortas na madrugada deste domingo (6) nas margens...

02/08/2017

Régis Bittencourt voltou a ser fechada em novo protesto contra Temer

Manifestantes contrários ao presidente Michel Temer ocuparam trechos das principais vias que dão...

30/07/2017

Cido comemora conquista de duas lojas de recarga do BOM para Taboão

O vereador José Aparecido Alves, o Cido, (DEM) comemorou a instalação de dois pontos de recarga...

21/07/2017

Atenção para o licenciamento: julho é o mês de veículos com placas final 4

Os proprietários de veículos com placas final 4 já podem fazer o licenciamento. A data limite...

21/07/2017

Prefeitura de Taboão intensifica fiscalização no transporte público

Extintores descarregados, saída de emergência sem lacre, vazamento de ar,lanternas danificadas,...

17/07/2017

Ruas do Santo Eduardo, em Embu das Artes recebem mutirão

As equipes das Secretarias de Serviços Urbanos e Mobilidade Urbana estiveram no Jd. Santo...

16/08/2017

Taboão recebe espetáculo “O Alienista” hoje no CEMUR

16/08/2017

Atuação em eventos fortalece Coleta Seletiva de Itapecerica da Serra

Com o objetivo de reforçar o importante trabalho de Coleta Seletiva em Itapecerica da Serra, a...

16/08/2017

Taboão da Serra intensifica ações de combate ao trabalho infantil

O combate à exploração do trabalho infantil tem sido uma das bandeiras defendidas pela...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.