Grupo da Melhor Idade recebe atrações do “Mês da Consciência Negra” em Itapecerica

Por Departamento de Comunicação da Prefeitura de Itapecerica da Serra | 19/11/2014

A Prefeitura de Itapecerica da Serra preparou para novembro uma série de eventos para marcar o “Mês da Consciência Negra”. No último dia 13 a Secretaria de Cultura e o Conselho Municipal de Desenvolvimento e Promoção da Igualdade Racial (COMDEPIR), com apoio da Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, promoveram duas atrações para o grupo da Melhor Idade.

“O preconceito é uma das coisas mais triste que acontece na sociedade, é preciso praticar e exercer atitudes todos os dias contra a exclusão e o racismo, procurar estimular estas ações, multiplicar, trabalhar nos lares e nas escolas. Momentos como esses são importantes para pontuar e chamar a atenção para o tema”, discursou a vice-prefeita Regina Corsini.

O evento foi aberto pelo presidente do Comdepir, Denis Rodrigues dos Santos, que explicou o objetivo e apresentou as palestrantes Déborah Cristina de Paula (Instituto do Negro Padre Batista) e Luiza Aparecida (Movimento Nacional de Saúde e  ANESP - Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde).

“É um momento de discussão, de refletir sobre o tema, de colocá-lo em pauta. A ideia é fazer hoje um bate-papo sobre isso para melhorar a questão”, disse Denis Rodrigues dos Santos.

Para Déborah Cristina de Paula, palestrante com o tema “A melhor idade e o racismo”, “precisamos dar um basta contra o preconceito seja ele com o negro, com o idoso ou qualquer outro grupo. O primeiro passo para isto é sempre exercer nosso direito jurídico, buscar a justiça, sem nunca desistir ou desanimar”.

Já Luiza Aparecida apresentou uma palestra que também foi complementada com exercícios corporais. “Nós do Movimento Nacional de Saúde pensamos em saúde de uma forma diferente, resgatando práticas populares. Saúde não é só ausência de doença, é alegria, é viver bem, é cuidar da gente e do próximo, cuidar de nosso corpo que é nossa morada e único bem real”.

Ao final o grupo de samba “Kasual” se apresentou fazendo a alegria dos integrantes da Melhor Idade, que dançou e aproveitou muito a atração.
Esteve presente ainda no evento o assessor especial Genivaldo Ferreira da Cruz “Dunga”, representando a primeira-dama e secretária de Inclusão e Desenvolvimento Social, Maristela Saback Gonçalves.

Comentários