Educação de Taboão tem Ideb acima da média nacional

Por Outro autor | 14/07/2010

A cidade de Taboão da Serra superou a projeção do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb 2009 prevista para os anos iniciais e finais do Ensino Fundamental. A marca de 5,2 ficou acima da meta de 4,9 prevista para o ano passado. Se compararmos com o índice nacional, de 4,6, a cidade também ficou bem posicionada, chegando quase a atingir o previsto para 2011, que é de 5,3.

O índice atesta o empenho da Prefeitura de Taboão da Serra em melhorar cada vez mais a qualidade do ensino fundamental, principalmente nas séries iniciais. Duas escolas, por exemplo, alcançaram a meta prevista para 2013. As Emef’s Heitor Villa Lobos e Profª Maria Alice Borges Ghion atingiram índices 6,2 e 6,3, respectivamente, chegando à meta para 2013. O Ideb foi divulgado pelo Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep.

O investimento e as ações como a distribuição dos kits escolares, com material didático e o uniforme para toda a rede municipal, que deve ser concluída em agosto, e a presença das auxiliares de desenvolvimento infantil nas salas de aula, juntamente com os professores, faz com que a qualidade na aprendizagem melhore a cada ano, ficando acima da média nacional e entre os melhores índices da Grande São Paulo.

“Melhorar a qualidade de ensino, essa é a nossa meta. Até o início do segundo semestre todas as crianças da nossa rede terão recebido o uniforme escolar, garantindo condições de igualdade para todos”, afirma o prefeito, Dr. Evilásio Farias.

O secretário da Educação, Ciência e Tecnologia de Taboão da Serra, José Marcos dos Santos comemorou os resultados e disse que pretende usar o Ideb para melhorar ainda mais as escolas da cidade.  “Foi muito importante a cidade chegar nesses índices. Para que você tenha uma idéia, 50% das nossas escolas atingiram o Ideb acima de 6,0, e mais da metade dessas já superaram ou estão no índice projetado para 2013”, disse ele. “Vamos avaliar cada escola individualmente, usando o Ideb, a taxa de aprovação e os desempenhos dos anos anteriores para que possamos identificar os problemas e achar soluções, sempre objetivando a melhoria na qualidade de ensino”, completou.

Nos anos finais do ensino fundamental, o Ideb do País evoluiu de 3,8 para 4,0, superando a meta para 2009 e também ultrapassando a de 2011, que é de 3,9. Novamente, Taboão da Serra aparece acima da média nacional com a marca de 4,6.

Ideb
O Ideb foi criado pelo Inep em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil.

Por Marcelo Valladão
Foto: Ricardo Vaz

Comentários