Trabalho de Cuidadores Informais ganha 2º lugar em Congresso Interdisciplinar de Assistência Domiciliar

Por Prefeitura Municipal de Taboão da Serra | 13/11/2014

O 13º Congresso Interdisciplinar de Assistência Domiciliar premiou com o segundo lugar o trabalho científico sobre a rede de cuidadores informais desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Taboão da Serra. O 13º Congresso aprovou 102 trabalhos para a exposição em todo o Brasil, que aconteceu no Centro de Convenções Rebouças, sendo quatro de Taboão da Serra.

O trabalho Tecendo Saberes no Curso de Cuidadores Informais (curso realizado por profissionais e equipe multiprofissional da saúde) teve como autora a psicóloga Ana Lúcia Comino Funari e co-autora a Dra. Raquel Zaicaner. Os outros trabalhos aprovados retratam os aspectos do PAD – Programa de Atenção Domiciliar com os projetos: Prever (realiza antecipadamente intervenção da equipe do Plano Terapêutico); PAD (mostrando a contribuição do Serviço Social dentro do programa); Reformando Vidas (promover uma maior independência e autonomia de pacientes sequelados de AVE).

“Todos esses programas são ações desenvolvidas pelo PAD com as famílias, e, o Tecendo Saberes foi premiado como o segundo melhor projeto do Brasil, sendo a única experiência dedicada à formação dos cuidadores.”, disse a secretaria de Saúde Dra. Raquel Zaicaner.

Para o prefeito Fernando Fernandes, o prêmio é o reconhecimento de que esses programas são realizados com êxito e com embasamento científico. “Estamos criando uma rede de cuidadores zelosos e conscientes de suas funções, graças ao curso de cuidadores que é idealizado por uma equipe de saúde multiprofissional”. O curso de Cuidadores Informais capacitou desde 2013, 330 pessoas e a intenção é fazer com que se transforme em um curso profissionalizante. “A população tem envelhecido cada vez mais e o cuidador é fundamental para melhorar a qualidade de vida das pessoas”, comentou Fernando Fernandes. 

Comentários