Taboão da Serra terá ponto facultativo em Dia da Consciência Negra

Por Sandra Pereira | 13/11/2014

Em Taboão da Serra o Dia da Consciência Negra será ponto facultativo pela primeira vez. A medida se tornou possível graças a projeto de lei apresentado pelos vereadores Cido da Yarfama e Joice Silva, que atenderam pedido da Coordenadoria da Igualdade Racial. O projeto já foi sancionado pelo prefeito Fernando Fernandes. Como o dia 20 de novembro cai numa quinta-feira o ponto facultativo também foi estendido para sexta excepcionalmente esse ano. Em Embu das Artes e Itapecerica a data já era ponto facultativo há alguns anos. As duas cidades também realizam vasta programação para celebrar a data.

Para marcar a passagem da Consciência Negra a Coordenadoria da Igualdade Racial prepara várias atividades ao longo da semana. De acordo com o coordenador Antônio Sousa Santos vai haver palestras voltadas para a saúde da população negra, simpósio, atividades culturais no Cemur dia 20. O encerramento das atividades está previsto para ocorrer no dia 28 com a entrega da  Medalha Zumbi dos Palmares, líder da luta dos negros por liberdade e reconhecido internacionalmente como herói da resistência negra. No dia 20, o Cemur vai receber show de Batucada da banca Mil Grau.

“O ponto facultativo no Dia da Consciência Negra é uma vitória do movimento negro aqui na cidade. Lutamos por isso há vários anos. Esse ano eu fiz gestão junto aos vereadores tanto da base governista como a oposição tratando da importância do ponto facultativo, sensibilizei a assessoria do prefeito, chegou ao prefeito municipal a necessidade de promulgar a lei que garante  o ponto facultativo todos os anos. Agora é lei”, comemora Sousa Santos.

De acordo com ele o  projeto original data do período em que a atual secretária  Arlete Silva era vereadora. O coordenador conta que  projeto foi adaptado à realidade de atual e a existência da Coordenadoria. 

“Nosso papel é  cuidar da agenda de políticas públicas raciais da cidade. Esse projeto fortalece a ação da coordenadoria e além disso sensibiliza o executivo para a necessidade de ter um ponto facultativo não como um descanso motivo de descanso, mas sim de reflexão”, observa. 

Veja aqui a programação completa da semana.

Palestras ''Consciência Negra'' nas Unidades Básicas de Saúde

14 de Novembro UBS Parque Pinheiros

17 de Novembro UBS Suiná

19 de Novembro UBS Santo Onofre

21 de Novembro UBS  Record

22 de Novembro Igreja Santa Terezinha

24 de Novembro UBS Silvio Sampaio

25 de Novembro UBS Helena

26 de Novembro UBS Salete

27 de Novembro UBS Margaridas

28 de Novembro UBS Santa Cecília


 Dia 20 de Novembro Dia Nacional da Consciência Negra

CEMUR

Ás 09:30 horas- Abertura com exposição de quadros realistas

Ás 16:00 horas- Desfile de Trajes  Típicos dos  Povos Tradicionais

Ás 17:000 horas -Apresentação do Grupo Além do Som

Ás 18:30-Teatro de Dança Coreografia afro da Professora Luciana Uyeda com poesia da Professora Joveci Fernandez

Ás 19:00-Show de Samba com Batucada Mil Grau e suas belas Mulatas


Dia 28 de Novembro

Entrega de Medalha Zumbi dos Palmares

Honraria as pessoas que se destacaram pela Igualdade Racial Consciência Negra

Local: Câmara Municipal de Taboão da Serra


Comentários