Maestro Júlio Medaglia faz nova doação à Biblioteca Municipal de Taboão

Por Outro autor | 13/07/2010

O conhecido maestro Júlio Medaglia realizou mais uma doação de títulos e CDs do seu acervo pessoal para ser disponibilizado aos usuários da Biblioteca Municipal Castro Alves.

“Desde quando pude conhecer a Biblioteca Municipal, o empenho de sua equipe, me senti tocado a dividir parte do meu acervo em favor das pessoas de Taboão”, explicou o maestro.

Júlio Medaglia ofereceu mais de 200 itens, entre livros e CDs, e, essa não é sua primeira doação. Em 2007, o maestro já havia visitado a biblioteca e doado cerca de 160 itens. Os CDs deverão ser encaminhados para o Liceu de Artes Municipal. Ele também já ministrou palestras na biblioteca a pedido da Prefeitura de Taboão da Serra.


Membro da Academia Paulista de Letras e da União Brasileira de Escritores, o maestro Júlio Medaglia já produziu programas de tevê, trilhas para novelas, filmes, além de ter levado a música erudita para cenários pouco usuais como estádios de futebol e até em meio à floresta Amazônica. Nos anos 60 ele participou do movimento Tropicália, com Caetano Veloso. Medaglia também compôs arranjos para a Filarmônica de Berlim. Atualmente ele comanda o programa Prelúdio na TV e rádio Cultura.


Para a diretora da biblioteca, Tânia Fabaro, a iniciativa do maestro pode servir de estímulo para que novas doações aconteçam. “O maestro Júlio Medaglia é um amigo da biblioteca, como amante da arte, da cultura, ele quis compartilhar com outras pessoas o seu acervo, com sua atitude pode estimular que outras pessoas também sejam mais solidárias”, disse ela.


A Biblioteca Municipal Castro Alves foi totalmente modernizada em fevereiro deste ano, ganhou um telecentro com 19 computadores e acesso à Internet, uma brinquedoteca, com diversos livros interativos e temáticos, que estimulam o aprendizado e a interação com o mundo, além de ter jogos, espaço para leitura e materiais didáticos, além disso, o espaço ganhou circuladores de ar e um aumento considerável em seu acervo, com mais de mil títulos literários, inclusive livros em Braille e em áudio de diversos autores da literatura brasileira, muitos adquiridos através do Programa Livro Aberto do Ministério da Cultura. Os livros em Braille e em áudio foram produzidos pela Fundação Dorina Nowill para Cegos.

A disposição dos livros está mais organizada, inclusive com espaço exclusivo para títulos como sugestão de leitura para os usuários da biblioteca. São mais 18500 itens à disposição, inclusive DVDs para empréstimo.“O prefeito, Dr. Evilásio e a vice-prefeita, Profª Márcia, que agora assumiu a Secretaria de Cultura , sempre estimularam o investimento na biblioteca, temos tudo o que uma biblioteca pode oferecer, livros em todas as áreas do conhecimento, brinquedoteca e acesso gratuito à Internet com computadores novos”, lembrou Tânia Favaro.


Serviço:
Para fazer a carteirinha da Biblioteca Municipal Castro Alves são necessários os documentos: Foto 3 x 4, RG original, comprovante de residência e um número de telefone fixo.
Horário: De segunda a sexta-feira das 8h às 17h (empréstimos de livros e DVDs) e de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h (para uso da Internet, levar um documento de identidade para uso desse serviço)
Fone: 4786-3185
Endereço:
Praça Nicola Vivilechio, 73, Centro de Taboão da Serra. Fone: 4786-3185.

Por Marcelo Valladão

Comentários