Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Política

Nóbrega convoca prefeito para interferir na eleição da nova mesa da Câmara de Taboão

Por Sandra Pereira | 12/11/2014

presidente

Sandra PereiraEduardo Nóbrega diz que participação do prefeito na eleição é inevitável e interfere na sucessão em 2016

Há menos de 20 dias da eleição para a escolha da nova mesa diretora da Câmara de Taboão da Serra, marcada para o dia 9 de dezembro, o presidente da Casa, Eduardo Nóbrega, convocou o prefeito Fernando Fernandes  para ser “o árbitro” no jogo para a escolha da nova presidência. Ele enfatizou que a participação do prefeito na eleição da nova mesa é inevitável. Revelou que a eleição da Câmara vai determinar como será a reeleição do prefeito em 2016, ou seja, que grupo político irá apoiá-lo e adiantou já ter comunicado isso ao prefeito. Nobrega disse que Fernando Fernandes reagiu com naturalidade a “intimação” feita por ele e contou que a interferência do prefeito no pleito da Casa é defendida por todos os vereadores da chamada base natural.

“A eleição da Câmara traça destinos e circunstâncias que vão compor a eleição em 2016. O prefeito tem que participar do processo eleitoral para garantir o acordo da base. Estou afirmando que a participação do prefeito é inevitável. Ele tem que garantir que a regra estabelecida na base seja cumprida. A regra é que o presidente será escolhido entre os 10 membros da base governista, sem voto da oposição. É inevitável a participação dele. Ele não tem escolha. Tem que participar porque implica diretamente na reeleição dele”, enfatizou o presidente, acrescentando já ter dito isso ao prefeito pessoalmente.

Quando informado pela imprensa que o prefeito frequentemente repete que não vai interferir na eleição da Casa ele afirmou que “ele vai participar sim, e que no decorrer dos dias vai ter vontade de fazer isso. Não na indicação de nomes, mas como árbitro garantindo que a regra do jogo presidenciável será cumprida”.


Eduardo Nóbrega lembra que o prefeito já assumiu o cargo várias vezes e entende o jogo político. Para ele o mandatário   caminha a passos largos para a reeleição. De modo que nessa situação detém um poder de persuasão maior do que aqueles prefeitos  que estão no segundo mandato. 


“Acredito que o que vai acontecer daqui pra frente é uma situação que implicará muito o governo municipal. O Executivo tem que passar de telespectador desse momento que a Câmara vive para uma ação mais efetiva. A pacificação dos discursos aqui na Casa, direciona, chama ou convoca o prefeito para uma participação mais ativa do processo eleitoral da Câmara. Ele tem que participar não na escolha do nome, mas na garantia do cumprimento da regra do jogo, como um árbitro”, observou.

De acordo com o presidente a Casa tem 4 candidatos a presidência: André Egydio, Carlinhos do Leme, Marco Porta, Marcos Paulo e Cido da Yafarma. Todos correm nos bastidores em busca de voto numa das disputas mais acirradas da história recente da Casa. A corrida presidencial rachou a Câmara e ao que tudo indica a paz só voltará a reinar após a eleição.
Para evitar confusão na Câmara, o polêmico projeto que previa a abertura de concurso público para o preenchimento de cargos na Câmara Municipal de Taboão da Serra não voltou a pauta da sessão. O presidente disse que o projeto foi retirado para evitar ser boi de piranha.

“Fizeram cavalo de batalha em cima de um projeto importantíssimo. Na nova câmara precisamos desse quadro de funcionários. Após a eleição da nova mesa diretora esse projeto deve entrar em pauta até para facilitar a vida do novo presidente”, 

Inauguração da Câmara

A nova sede da Câmara Municipal de Taboão da Serra será inaugurada no dia 2, em sessão solene. No dia 9 haverá a tão esperada escolha da nova mesa diretora e a 1ª votação do orçamento para 2015. A matéria é a mais importante aprovada no Legislativo e tem de ser aprovada em duas votações. Logo depois de aprovar o orçamento de 2015 a Casa entra em recesso e só volta no ano seguinte com novas instalações e nova diretoria.

oderlan

Não estou entendendo...como assim o prefeito decidir... quem tem o papel de fiscaliza lo?... o poder legislativo é independente e o povo conta com isso...

anonimo

quatro candidatos? André Egidio, carlinhos do leme, marcos porta, marcos paulo e cido da yafarma. Não são cinco? ou eu estou contando errado de qquer maneira a briga vai ser boa

Helena A Bochete

CALMA!...CALMA!, nessa hora, leitores deste respeitado órgão de imprensa, que é mais independente que qualquer dos Três Poderes, vocês não estão assistindo uma partida de FUTEBOL não, vocês estão no BRASIL.., onde sempre ouvi dizer que os TRÊS PODERES eram INDEPENDENTES entre si, e que atuavam nas esferas, Federal, Estadual e Municipal, para a ORDEM e PROGRESSO DO BRASIL, cada qual, no seu espaço, fazendo cumprir com os mandos, Direitos e Obrigações, Capitulados no bojo da CONSTITUIÇÃO FEDERAL, à serviço da sociedade em geral, mas, depois de conhecer da intenção e convocação pública do Inteligente e empreendedor Vereador, Eduardo Nobrega, Presidente da Câmara Municipal, fiquei DECEPCIONADA, em vez de projetos para a população e seus representados, temos notória demonstração de submissão, do Poder Legislativo à mercê da vontade do poder de persuasão do Poder Executivo e vice versa, para assegurar acordos e vetar projetos futuros, “guerreando entre si, o Poder pelo Poder, medição de força negativa, com fortes indícios de jogada armada contra os interesses da sociedade num todo, vejam as frases : ___ “O Prefeito, entende a “REGRA DO JOGO POLÍTICO” e tem que estar presente na Eleição e ser ‘ÀRBITRO’ na corrida Presidencial da Câmara GARANTINDO o acordo com a mesa, pois tem o poder de COAÇÃO DIGO de PERSUASÃO maior sobre a mesa por estar no primeiro mandato” Neste passo, deve a Sociedade representada, “convocar” o Poder Judiciário para estar presente na dita eleição, não para arbitrar, mas sim para julgar os limites deste jogo arbitrário, conduta velada , não defesa em lei, contra projetos de interesses pessoais e não em prol da sociedade ali representada.

WAGNER

Os Nobregas querem tudo se o Prefeito se meter ele estara espulsando seu vicê do PTB e tera que dar lugar do vicê que já e do PTB para uns dos NOBREGAS, ACORDA PREFEITO.

Brenda

SÓ FALTOU O NOBREGA FALAR!!! ME DA A PRESIDÊNCIA QUE EU QUERO COLOCAR MEU IRMÃO DE VICÊ!!! E TÉRA QUE ME APOIAR PARA VEREADOR SENHOR PREFEITO. OU EU, DE VICÊ E MEU IRMÃO PARA VEREADOR. É BRINCADEIRA!!! ACORDA PREFEITO

Luiz Lune

Uma pessoa inteligente porém foi infeliz na colocação. Pregou a subserviência do poder legislativo ao executivo.

Adr7775

Pensava eu que os Poderes de nosso Município eram independentes, como deve ser em uma democracia republicana. Como pode o chefe do Executivo interferir no rumo que o Legislativo deve tomar. Afinal, existe alguma "algema" entre eles? Qual autonomia a Casa de Leis tem, se tudo deve passar pelo crivo de sua excelência o Prefeito? Que desenvolvimento poderemos ter, se as Casa que fiscaliza o Executivo está a mercê deste? Noto que só o Judiciário Municipal caminha de forma independente por aqui. E viva Pindorama!!!

25/06/2017

Hugo Prado viabiliza parceria e traz cursos superiores da UniVesp para Embu

O desemprego crescente em Embu e a falta de mão-de-obra qualificada ampliam a necessidade de...

23/06/2017

Vereadores de Itapecerica pedem criação de 3º Companhia da PM

A segurança pública vem sendo tema frequente durante as sessões na Câmara Municipal de...

23/06/2017

Deputada Analice busca recurso para projeto Cultural

O prefeito Fernando Fernandes planeja colocar em funcionamento um Centro Cultural, que atenda...

23/06/2017

Analice busca solução para problema de transporte entre Embu e Itapecerica

Prefeitos e vereadores de Embu-Guaçu e de Itapecerica da Serra se uniram à deputada Analice...

23/06/2017

Alckmin participa de mutirão para migração de rádios AM para FM

O governador Geraldo Alckmin participou nesta sexta-feira, 23, junto ao ministro da Ciência,...

20/06/2017

Vereadores de Taboão da Serra aprovam LDO em 1ª votação em sessão movimentada

Os vereadores de Taboão da Serra aprovaram em primeira votação nesta terça-feira, 20, a Lei de...

19/06/2017

Comissão de Finanças da Câmara de Taboão discute LDO 2018

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Taboão da Serra realizou na...

18/06/2017

Câmara de Taboão realiza ato “Fora Temer e a favor das Diretas Já”

Na última quarta-feira (14), foi realizada na Câmara de Taboão da Serra, uma plenária a favor...

16/06/2017

Câmara de Taboão faz Campanha do Agasalho para doar ao Centro POP

O frio chegou com força nas últimas semanas e deve continuar intenso pelos próximos meses. Para...

13/06/2017

Taboão da Serra terá plenária pelas Diretas Já nesta quarta-feira 14

Na próxima quarta-feira (14), várias organizações sociais irão realizar na Câmara Municipal de...

25/06/2017

Quentão do Taboão começa na sexta e promete agitar finais de semana

A esperada Arena Multiuso de Taboão da Serra vai ser aberta ao público nesta sexta-feira, 30,...

25/06/2017

Polícia de Campinas apreende 2 toneladas de maconha que vinha para Embu

25/06/2017

Licenciamento ambiental do Ferroanel Norte é aberto para consulta pública

O Contorno Ferroviário da Região Metropolitana de São Paulo, ou “Ferroanel”, uma das mais...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.