Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Cotidiano

Prefeito Chuvisco reinaugura sala de monitoramento em Itapecerica da Serra

Por Direto da Redação do Jornal na Net | 11/11/2014

monitoramento_itap

Genildo RochaPrefeito de Itapecerica apresenta o novo sistema de monitoramento para GCM e demais autoridades 

Em comemoração aos 20 anos de atuação da Guarda Civil Municipal de Itapecerica da Serra foi feita a entrega de certificados para os GCM's da cidade. A guarda comemorou o 20º aniversário no dia 22 de setembro. Ainda na manhã desta terça-feira, 11, o prefeito Amarildo Gonçalves, o Chuvisco reinaugurou a sala de monitoramento e garantiu que a intenção é expandir o efetivo da guarda e ampliar as câmeras na cidade.  

"Estava em um sistema precário onde existia apenas oito câmeras em funcionamento para colocarmos essas 26 hoje em funcionamento mais as outras que vamos colocar e no total de 50 câmeras no final do mandato principalmente nos bairros com maiores índices de infrações", disse Chuvisco. 

O prefeito ainda garantiu que é motivo de orgulho ter esse espaço com a implantação da nova tecnologia que permite mais segurança para os itapecericanos. Ele afirmou que em quase 2 anos de mandato, a maior preocupação sempre foi com a segurança, fazendo investimentos para capacitação da GCM, qualificação e estruturação adequada com mais armamento, coletes novos, dentre outras coisas. 

Ao todo são 24 câmeras em funcionamento e outras passam por reparos, uma vez que foram danificadas anteriormente. O sistema é totalmente informatizado, o acesso a sala de monitoramento é restrito para garantir a integridade das gravações feitas. As imagens são armazenadas por 30 dias e disponibilizadas para a Polícia Militar e/ou GCM para fins de investigação ou localização de veículo ou suspeito na cidade. 

"Esse sistema é o digifort, o primeiro software de monitoramento IP do Brasil, um sistema muito confiável e seguro. nele é possível colocar ilimitado número de câmeras, vai colaborar bastante para o combate a crime. 24 câmeras em funcionamento, começou a funcionar há 20 dias a partir de hoje", disse Tiago de Lima, funcionário da empresa de implantação do sistema. 

Segundo Chuvisco, a empresa contratada é responsável pela implantação e manutenção dos equipamentos mas a operação é feita por funcionários da prefeitura municipal de extrema confiança. "O monitoramento é feito com funcionários da prefeitura, a implantação e manutenção é da empresa particular já a operação é municipal", disse. 

Para o secretário de Segurança, Transito e Transporte, Márcio Roberto Pinto da Silva, a sala de monitoramento vai garantir mais segurança e será feito um concurso público com o objetivo de ampliar o efetivo da Guarda Civil de Itapecerica. "A cidade será monitorada e para GCM eles podem daqui da sala de monitoramento verificar  que está ocorrendo nas ruas e se tiver que abordar alguém suspeito, eles tem como fazer isso até acompanhar onde a pessoa está passando. Terá um concurso público para aumentar o efetivo e também ampliamento da sala de monitoramento. Queremos chegar em 52 câmeras na cidade", afirma o secretário.  

Veja mais fotos aqui.


Comentários

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.