Você está aqui: Página Inicial » Notícias » Polícia

Mais de 100 meninas de Taboão foram vítimas do Top 10, diz delegada da mulher

Por Sandra Pereira | 10/11/2014

delegacia

Sandra PereiraCasos seguem em investigação na Delegacia da Mulher de Taboão 

A febre do Top 10, que se espalha em várias escolas de Taboão da Serra começou pela escola Edgar Francisco, localizada no Jardim Guaciara, e já fez ao menos 130 vítimas, segundo a delegada Aparecida Alves da Silva, titular da Delegacia de Direitos da Mulher. Segundo a delegada, no Edgar Francisco, onde o Top 10 começou a "brincadeira" acabou virando pesadelo tanto para os autores dos vídeos quanto as vítimas deles. Leia mais aqui  e aqui.

Os autores dos vídeos no Edgard Francisco foram descobertos sofreram ameaças e deixaram de ir a escola. Além disso, vão responder a um procedimento na Vara da Infância e Juventude. As meninas sofrem o constrangimento das injúrias e calúnias e algumas se recusam a voltar para a escola.

Segundo a delegada, do Edgar Francisco o Top 10 chegou a várias escolas e até bairros. Em algumas escolas os autores já foram descobertos e agora lidam com a fúria dos familiares das meninas que aparecem nas imagens. Um dos autores procurou a Delegacia junto com a mãe para denunciar que está sofrendo ameaças dos famíliares das meninas que aparecem no Top 10 feito por ele.

"Estamos investigando todos os casos. Alguns deles já sabemos quem são e os outros estão sendo investigados. É um ato infracional de difamação. Os garotos vão responder a procedimento onde o juiz e promotor da infância vão fixar medidas sócioeducativas. 

O Top 10 é  nova modalidade de crime praticada contra adolescentes e está ocorrendo em várias escolas públicas e particulares. O crime acontece na internet. Fotos das estudantes são tiradas do perfil delas no Facebook e utilizadas em montagens com cunho sexual. Os vídeos são espalhados entre os estudantes das escolas e das imediações por meio do Whatsapp, com o título de top 10. Para conter esse tipo de crime as escolas estão se organizando para realizar um trabalho de conscientização com os jovens.

"Conversei com os diretores das escolas para fazer uma campanha de conscientização. Os meninos que fazem os vídeos acham que não é nada demais. Mais isso é muito sério. Tem casos de meninas que não querem mais sair na rua ou ir a escola. A gente orienta que os pais conversem muito com seus filhos. Ninguém gosta de ser acusado do que não fez. As escolas estão formando grupos de conscientização. Isso é essencial para que esse tipo de prática não volte a acontecer", declara Aparecida Alves da Silva.

Ela destaca que é preciso orientar os jovens para não utilizar a internet de forma criminosa. Disse que os pais devem se atentar a isso e procurar orientar os filhos para seriedade e gravidade do problema. Além disso observa que o fato representa uma forma de agressão às mulheres, o que é preocupante.

"Tem meninas de 10 anos sendo difamadas. Isso não pode acontecer. Os pais devem conversar e orientar que isso é uma forma de violência contra as mulheres. Cada um deve falar com seus filhos e a escola tem que trabalhar isso também", alerta.


Geh

Vai ter na minha escola,eu tenho 11 anos,entrei na escola faz 3 meses,e estão dizendo por ai que eu estou na lista.Morro de medo disso,na minha escola é: top 30 top 6 e top 60.Descobriram as meninas do top 30 e do top 6,e elas foram agredidas.Os videos de algumas já foi postadp,e alguma de minhas amigas se recusam a ir pra escola.Meu melhor amigo que nunca fez nada,saiu na categoria:Mlk piranha. Ele tambem não quer ir pra escola,por causa de algumas garotas. MorrendoDeMedoAqui

Mônica de Souza

o engraçado que a maioria das fotos foi a própria garota que tirou com o celular,claro que uma coisa não justifica a outra,mas quem quer respeito tem que se dar o respeito...minha sobrinha está numa lista dela o pior que a mãe dela ficou revoltada e nem ao menos tem acesso a conta da filha no face...as fotos que ela posta é um absurdo...então quem é a vítima e quem é o culpado?dificil saber

claudia caroline

Q pouca vergonha é essa esses jovens acham q isso e normal , a pelo amor de deus ne .. A coisa fica feia tanto pra quem tirou foto pelada quanto pra quem fez o video... Isso nao se faz Cade a educaçao q seus pais te dao em jovens

Ellem Magalhães de Jesus

Quero justiça nesse caso

Andrea

Que filhos esses pais estão criando? "Os meninos que fazem os vídeos acham que não é nada demais" Nenhum recebeu valores como base da educação? Os pais dos meninos não vão tomar nenhuma atitude?

26/04/2017

Homens são presos em flagrante por furto em estabelecimento comercial em Taboão

Policiais da RP conseguiram prender em flagrante dois homens que estavam furtando objetos de um...

25/04/2017

Polícia Rodoviária Federal divulga Balanço da operação Tiradentes

Durante a Operação Tiradentes da Polícia Rodoviária Federal 2017 que ocorreu entre os dias 20 e...

24/04/2017

Dr. Alcionei Miranda reage a assalto em sua casa e leva tiro na perna

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Embu das Artes, advogado...

19/04/2017

Polícia apreende carro com placa adulterada em Embu

Policias do CGP suspeitaram de um individuo que estava em um veiculo Celta de cor vermelha. Ao...

19/04/2017

Mulher é presa efetuando compras com cartão clonado em Taboão

Policiais conseguiram efetuar a prisão de uma mulher que efetuava compras com cartão clonado em...

17/04/2017

Sucateamento da Polícia Civil é constatado nas Seccionais da região

A Diretoria do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo esta promovendo uma...

12/04/2017

Prefeitura lacra asilo clandestino onde idoso morreu em Taboão

Depois da morte de um idoso e a remoção de outros seis de um asilo clandestino localizado na Rua...

12/04/2017

Policiais encontram armas e munições em carro abandonado em Itapecerica

 

Policiais do 25º BPM conseguiram aprender duas armas que estavam dentro de um carro...

11/04/2017

GCM acha idoso morto e outros 6 em cárcere privado num abrigo clandestino

Após ouvirem gritos de socorro e pedidos de ajuda vizinhos de um imóvel localizado na rua...

11/04/2017

PM prende homem que realizava roubos em Taboão com simulacro de pistola

Policiais militares conseguiram prender na tarde desta terça-feira (11), um individuo que...

27/04/2017

Justiça concede liminar para tentar barrar greve geral em ônibus e metrô

Numa tentativa clara de barrar a greve geral contra as reformas da Previdência e Trabalhista,...

27/04/2017

Câmara aprova proposta de reforma trabalhista; texto segue para o Senado

Após quase 14 horas de sessão, a Câmara dos Deputados concluiu, na madrugada desta quinta-feira...

27/04/2017

Taboão começa a elaborar Plano de Mobilidade em audiência pública no Cemur

Atendendo a Política Nacional de Mobilidade Urbana e a Lei 12.587/2012, que estabelece a...

As matérias são responsabilidade do Jornal na Net, exceto, textos que expressem opiniões pessoais, assinados, que não refletem, necessariamente, a opinião do site. Cópias são autorizadas, desde que a fonte seja citada e o conteúdo não seja modificado.